O Creative Nature Hub (CNH) é uma Associação Cultural e Criativa, sem fins lucrativos, para a Inovação e o Desenvolvimento do Território.
Com recurso a networking, a processos colaborativos e parcerias estratégicas, o Creative Nature Hub promove práticas de Investigação Aplicada centrada na Natureza e nas Pessoas, facilita novos recursos e ferramentas, em fonte aberta, e apoia atividades criativas e de inovação visando novos Produtos, Serviços ou Modelos de Negócios com valor socio-cultural, dentro do novo paradigma da Economia Circular e da Sustentabilidade.
Presidente da Direção
Ana Margarida Ferreira é Professora Auxiliar com Agregação em Design na Universidade da Beira Interior (UBI)(https://www.ubi.pt/), investigadora sénior no UNIDCOM e Coordenadora do ID:Co.Lab - Collaborative Research Lab in Design e Inovações Sustentáveis. Possui Agregação em Design (IADE-EU, 2020), Pós-doutoramento em Design e Inovação para Mudança Social (2019, CUT), Doutoramento em Design Industrial/Prod. Eng. (2008, UBI), Pós-graduação em Design de Produto (1996, Glasgow School of Art/CPD) e Licenciatura em Design Industrial (1995, IADE). Colabora com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, com os Laboratórios brasileiros LOGO/UFSC, ECOAR/UFRN e cipriota Art + Design: e-learning Lab-Design for Social Change, da Cyprus University of Tecnologia (CUT). Desde 2018, é associada do Hub Nicosia/Synthesis – Centre for Research and Education in Cyprus. Leciona(ou) cursos de Metodologia de Investigação, Investigação Aplicada, Desenho Industrial, Criatividade e Inovação, Inovação Social e Sustentabilidade. Orientou com sucesso 8 Teses de Doutoramento em Design e 26 trabalhos de investigação de Mestrado, em colaboração com empresas, indústria e outras Instituições de Ensino Superior portuguesas e estrangeiras. Ana Margarida coordena(ou) vários projetos de I&D+i como o (2015-16) 'L3 – Laboratório de Aprendizagem Colaborativa de Lisboa', consórcio IADE, FSCH e IST; (2019-21) “SHELTER – Abrigo Estrutural Salva-vidas para Proteção em Sismos Severos”, com Teixeira Duarte, IST e LNEC; e (2019-21) “CREATION - Cultural and Arts Entrepreneurship in Adult Education”, financiado pela Agência Nacional ERASMUS+ (2019-1-PT01-KA204-061315) (http://creationproject.eu) Atualmente, co-edita a revista DISCERN - International Design Journal for Social Change, Sustainable Innovation and Entrepreneurship (www.designforsocialchange.org/journal/index.php/DISCERN-J/index), é CEO do Creative Nature Hub (www.creative- nature-hub.pt), orienta alguns alunos de doutoramento e mestrado e participa em projetos inter e transdisciplinares que ligam áreas como a Arte, o Design e o Artesanato, a Engenharia, a Tecnologia, a Saúde ou o Turismo. Publica regularmente nestas áreas. No IADE - Creative University e Universidade Europeia (1999-2022), foi Presidente do Conselho Científico (2015-16), vogal do Conselho Científico (2008-22) e do Conselho Pedagógico (1999-17; 2021- 22). Coordenou ainda o Curso de Licenciatura em Design (2009/12-2014/17), foi Diretora Executiva do UNIDCOM/IADE (unidade de I&D) (2008-09) e Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Escola de Design do IADE (2010-12) .
Saber maisAssociado Fundador
Carlos A. M. Duarte nasceu em Moçambique (29-07-1962). Licenciado como designer industrial pelo IADE-Escola Superior de Design. Concluiu o doutoramento em Engenharia de Produção, em 2001 na Universidade da Beira Interior e Agregado (Habilitação Alemã) em Engenharia Electromecânica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2012. É Professor Catedrático do IADE-Universidade Europeia. Investigador e membro da UNIDCOM/IADE - Unidade de I&D sobre Design e Comunicação. Actualmente, é Vice-reitor da Universidade Europeia para a Investigação e Qualidade e Acreditação e Vice-Presidente da ID Europeia - Associação para a Investigação, é uma associação privada e sem fins lucrativos que promove e desenvolve actividades de investigação científica em diferentes campos e actua como uma entidade institucional que integra unidades de investigação. Publicou livros e foi Presidente de diferentes conferências internacionais.
Saber maisPresidente da Assembleia Geral
Maria Cristina Pinheiro é doutorada em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, mestre em Cor pela mesma Universidade e licenciada em Design Visual pelo IADE, onde lecciona desde 1979. Membro do UNIDCOM IADE, foi investigadora no CIAUD - FAUL. Coordenou o Mestrado em Design & Publicidade, foi membro do Conselho Científico do IADE-U e do Conselho Pedagógico da UE. Membro dos Comités Científico e Organizador das Conferências Internacionais AIC LISBOA 2018 e CIPED 6- Congresso Internacional de Investigação em Design. Membro do Comité Científico de SENSOS E SENSIBILIDADE Conferências desde 2015, do DDC IADE desde 2016 e das Conferências EIMAD do IPCB desde 2017, do Comité Científico de 13 CdC 2017 (XIII Conferenza del Colore), Nápoles, 2017 e da XIV Conferenza del Colore, 2018, Florença. Desde 2015, pertence ao Comité Científico da Revista EDUCAÇÃO GRÁFICA da Faculdade de Arquitectura, Artes e Comunicação da UNESP. Com publicações e interesses de investigação nas áreas de Design de Comunicação Design Gráfico, Tipografia, Cor, Visão da Cor, Envelhecimento da Visão, Sustentabilidade e Design Inclusivo. Membro fundador da Associação Portuguesa da Cor, foi também membro da IACC NA- International Association of Color Consultant North America.
Saber maisVogal da Direção
Investigador transdisciplinar sobre artesanato, património cultural, design, empreendedorismo, inovação social e desenvolvimento sustentável. Artesãs e desenhadoras de permacultura. Mais de 15 anos de experiência de trabalho em cooperação internacional para o desenvolvimento, empoderamento das mulheres e inclusão social.
Saber maisVogal do Conselho Fiscal
Actualmente, a economia circular (CE) está a ganhar atenção na Europa e em todo o mundo como uma forma potencial para a nossa sociedade aumentar a prosperidade e sustentabilidade, reduzindo a dependência de materiais primários e energia. Nesta transição para a CE, numerosos projectos e actividades de investigação têm e estão a ser desenvolvidos a níveis distintos da sociedade e o design tem um papel crucial, no entanto, ainda existem várias limitações e barreiras na sua implementação. Para implementar o modelo, os designers, desenvolvedores de produtos e empresas precisam de ser
Saber maisVogal da Assembleia Geral
Sou um designer centrado no ser humano na área da privacidade, ética e protecção de dados. Combino uma forte experiência em matéria de privacidade e protecção de dados do ponto de vista jurídico e comercial com um conhecimento dos processos e métodos de concepção. Os meus interesses envolvem o design, a tecnologia, a ética e a humanidade. Actualmente sou candidato a doutorado e investigador júnior na UNIDCOM-IADE.
Saber maisVogal do Conselho Fiscal
O desempenho dos Modelos de Materiais Tridimensionais desenvolvidos de acordo com regras de semelhança já é conhecido e apoiado por uma investigação considerável, e na nossa opinião o seu papel na eficácia do projecto de concepção, ao permitir a validação e teste em semelhança de múltiplas dimensões de sistemas de concepção, é central. Verificamos no entanto, vários caminhos de concepção, certas opções e decisões de concepção, impossíveis de sustentar nas mesmas regras de semelhança, de acordo com as noções e especificações estabelecidas noutras ciências que as utilizam. Sabemos por experiência e por provas que a similaridade é um factor transversal ao Projecto e, portanto, também ao Design. Estamos convencidos de que construímos Modelos de Material Tridimensional para testar o Design em semelhança! Assim, dada a evidente aplicação da noção de semelhança no Design, e a evidente não conformidade da sua aplicação com as regras de semelhança estabelecidas, justificamos a existência e utilização das próprias Regras de Semelhança do Design e segundo as quais, construímos numa Rede de Semelhanças os Modelos de Materiais Tridimensionais à Semelhança com os quais testamos fisicamente as dimensões dos Sistemas de Design que concebemos. Esta nova abordagem da acção em Rede para o teste dos Sistemas de Design de acordo com as Regras de Semelhança do Design orienta e concentra a nossa investigação, para que através da articulação dos Descritores de Semelhança possam ser aplicados com simplicidade e rigor no projecto, contribuindo assim para a resolução eficaz dos problemas de Design. No decurso desta investigação e como resultado imediato, os conteúdos das Unidades Curriculares que ensino e das quais sou regente foram significativamente alterados, disponibilizando aos estudantes uma base teórica actualizada com um elevado nível de abstracção, o que naturalmente lhes permitirá uma base de investigação e direcções únicas com elevado potencial de aplicação, na sua desejável relação com o tecido empresarial. Aproveitando esta teoria geral, foi possível testar eficazmente múltiplas dimensões de concepção, construindo modelos e protótipos mais eficazes, bem como produtos de acordo com a tecnologia cerâmica, com um elevado grau de eficiência ao nível da produção, amplificando assim a eficácia do projecto.
Saber maisPresidente do Conselho Fiscal
Designer industrial, licenciado no IADE em 2000, e mestrado em design urbano pela Universitat de Barcelona (2006). Começou a trabalhar como freelancer em design gráfico e industrial de 1999 a 2008 e, desde 2003, ensina no IADE-Universidade Europeia em vários cursos e níveis em Design. Começou a trabalhar em design de iluminação em 2001 e cofundou o estúdio Eclipz - design de iluminação em 2008. Trabalhou em vários projectos de várias escalas e tipologias, desde casas residenciais a um plano director de iluminação da cidade. Em 2016, termina a sua investigação de doutoramento em Design na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, e é autor de vários artigos científicos publicados e participação em conferências nacionais e internacionais. É também membro de pleno direito da unidade de investigação UNIDCOM/IADE e foi Director Executivo de Janeiro de 2018 a Julho de 2021. Participou em vários comités científicos de conferências internacionais e faz parte do conselho editorial e da equipa consultiva editorial da revista internacional DISCERN - The International Journal of Design for Social Change, Sustainable Innovation and Entrepreneurship. Os interesses de investigação são Sustentabilidade; Design Industrial & Iluminação; Design para a Mudança de Comportamento; Design Centrado no Homem; Psicologia Ambiental, Modelação e Prototipagem Analógica e Digital, Estatística aplicada ao Design.
Saber maisAssociado Fundador
Emília Duarte é professora assistente de Ergonomia nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutoramento) em Design no IADE, Universidade Europeia, Lisboa, Portugal. Actualmente é Directora da UNIDCOM - Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE, coordena o mestrado em Design de Interacção e o doutoramento em Design nos cursos do IADE. É licenciada em Design de Produto pelo IADE (1994), mestre em Ergonomia em Segurança no Trabalho (2006) e doutorada em Cinética Humana com especialização em Ergonomia (2011) pela Universidade Técnica de Lisboa. A maior parte da sua investigação focou temas de ergonomia cognitiva, com ênfase na eficácia dos avisos, realidade virtual, UX/IxD e questões de design emocional. Além disso, é membro da ADDUX - Associação para o Desenvolvimento da Usabilidade e Experiência de Utilização.
Saber maisAssociado
Hernâni Alves é doutorando em Design no IADE, Universidade Europeia. É mestre em Design e Cultura Visual também pelo IADE e licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. Em 2017, começou a lecionar Design de Comunicação como assistente convidado na UBI, Universidade da Beira Interior. Desde 2006, tem trabalhado em projectos editoriais, museografia, wayfinding, e outros projectos de comunicação para o sector cultural e público. Certificado em UX research e design de interação pelo grupo Nielson Norman e em UX nível III pela UX Alliance. Em 2011 começou a trabalhar. Tem vindo a realizar investigação e a desenhar produtos digitais em várias indústrias, tais como Seguros, Saúde e Comunicação. Interessa-se por design crítico, design especulativo, design contraditório, design thinking e inovação social.
Saber maisVice-presidente da Direção
Isabel Farinha é professora assistente (Doutorada) no IADE - Universidade Europeia em Lisboa. É investigadora da UNIDCOM/IADE & ID: Co.Lab e o seu trabalho científico é sobre Marketing na escola, Comunicação de Marketing Integrado e Economia Circular Azul. Para além destes graus académicos, tem experiência nas áreas de consultoria/mentoria e formação profissional em cursos concebidos para associações empresariais de Pequenas e Médias Empresas nas áreas de Gestão Comercial, Marketing e Comunicação. Além disso, adquiriu experiência profissional num Departamento de Marketing e em Planificador e Supervisor de Meios de Comunicação e Agências de Publicidade.
Saber maisAssociado Fundador
João Bernarda é professor assistente convidado (Ph.D.) no IADE-Universidade Europeia em Lisboa. Investigador na UNIDCOM e ID:Co.Lab - Collaborative Research Lab in Design and Sustainable Innovation e o seu trabalho científico está relacionado com metodologias de design colaborativo no sector social e da saúde, no qual validou a contribuição do Design para a melhoria dos seus serviços. Tem um doutoramento em Design relacionado com práticas colaborativas com serviços sociais (IADE-EU, 2020), um mestrado em design (IADE ,2011), e uma licenciatura em Design Industrial (IADE, 2005). É professor de Design de Produção, Criatividade e Inovação, cursos de Modelação 3d. Para além dos seus graus académicos, tem também experiência profissional em Desenho Industrial e de Produto em agências de publicidade e produção. Ao longo da sua carreira como designer no sector social, teve a oportunidade de colaborar com associações e organizações no domínio da perda de memória, demência mental, retardamento mental, psicose, neurodesenvolvimento e perturbações do desenvolvimento cerebral. Coordena um projecto de estimulação cognitiva integrado num protocolo de colaboração com a Associação Alzheimer Portugal e colabora com o departamento de desenvolvimento do projecto como especialista convidado.
Saber maisAssociado Fundador
(2012-2015) Licenciatura em Design no IADE-U (Julho 2014) Cortiça - Novas utilizações em Arquitectura - Cortiça Natural - Workshop (Julho 2015) Cortiça - Novas utilizações em Arquitectura - Cortiça Natural - Workshop Monitor (2015-2018) Mestrado em Design de Produto na ESAD.Cr (Fevereiro 2016) Vidro Soprado - Workshop (Junho 2016) Curso de Gestão - Escola de Verão - AESE - Escola de Negócios (Janeiro 2019) Curso de Cerâmica
Saber maisAssociado Fundador
Mónica Romãozinho (Lisboa) é licenciada em Arquitectura (1999, Faculdade de Arquitectura da Uni-versidade Técnica de Lisboa) e lecciona na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécni-co de Castelo Branco. É doutorada em Design (2013, FA-UTL) e Mestre em Design (2007, FA-UTL). Actualmente está a desenvolver investigação na área do Design de Joalharia no CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da FAUL) como parte de um projecto de pós-doutoramento. É membro do grupo de investigação Rethink (Grupo de Investigação em Design para o Territo-ry). Com artigos publicados centrados na História do Design, Design de Interiores, Design de Moda (acessórios) e Cenografia. Exposições recentes: Exposição individual 'Espaços possíveis mas improváveis: De espaço imaginado a jóias materializadas'. Fábrica da Criatividade. 19-28 de Julho; Exposição colectiva de Design em Sogn og Fjordane, Noruega, Agosto 2017; Exposição individual da colecção de jóias 'As Flores de Josefa', Museu Municipal de Óbidos, Portugal, Maio-Julho 2017.
Saber maisAssociado Fundador
Licenciou-se na Universidade de Gazi, Departamento de Tecelagem e Ensino de Tecelagem em 2011 em Ancara/Turquia. Começou a trabalhar como assistente de investigação na Universidade de Gazi, Departamento de Design Têxtil em 2012 e trabalha actualmente na Universidade de Ankara Haci Bayram Veli, Departamento de Design Têxtil. Recebeu o seu mestrado da Universidade de Gazi Artesanato Tradicional Turco em 2014. Em 2017, trabalhou na sua tese de doutoramento na Universidade IADE-Universidade Europeia como investigadora no âmbito do Erasmus e recebeu o seu doutoramento em Design Têxtil da Universidade de Gazi em 2019. Tem muitos artigos publicados a nível nacional e internacional, artigos, capítulos de livros, obras expostas em exposições colectivas e uma exposição pessoal denominada 'Separações Espaciais'.
Saber maisAssociado Fundador
ou Designer de Interiores certificado desde 2002 com Licenciatura em Design (2009), Mestrado em Design de Produção (2010) com especialização em Ambientes. Desde Novembro de 2011 sou estudante de Doutoramento em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. O meu projecto de investigação de doutoramento é concedido por um estágio individual de doutoramento pela FCT com instituições anfitriãs UNIDCOM no IADE, Universidade Europeia e CIAUD na FA, Universidade de Lisboa. Actualmente sou investigador colaborador no grupo de investigação ID:Co.Lab na UNIDCOM e investigador colaborador no CIAUD.
Saber maisAssociado Fundador
Theresa T. Lobo é Professora Associada da Aggregation e Membro do Conselho Pedagógico do Mestrado em Branding e Design de Moda da Universidade Europeia IADE, onde lecciona desde 1985. Obteve o Mestrado em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Universidade Nova de Lisboa, e o Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Sevilha, Espanha, com a tese Os Cartazes de Propaganda do Estado Novo. Em 2014 concluiu os exames de Agregação com a unidade curricular de História do Design Gráfico e o Pós-Doutoramento na Carnegie Mellon University, EUA sobre Design Gráfico para Utilizadores de Baixa Visão. Desde 2000 é membro da equipa de investigação da UNIDCOM/IADE, através da qual tem apresentado conferências na Europa, EUA e Ásia e tem mais de 30 artigos publicados sobre design em revistas científicas. De 2008 a 2018 é Professor Visitante na School of Art Institute of Chicago (SAIC) na área do design de moda. Participou em exposições colectivas e individuais de Pintura em Portugal, Bélgica e EUA. Contribui regularmente com artigos sobre Arte, Design e Moda em revistas da especialidade, tendo publicado mais de trezentos artigos até à data. É correspondente, entre outros, dos museus: MOMA, Metropolitan Museum of Art e Guggenheim em Nova Iorque, Museum, Art Institute of Chicago e National Gallery of Washington, Design Museum e Victoria & Albert Museum em Londres, entre outros. As suas actividades incluem também artigos na área dos media em revistas, sendo uma jornalista creditada pela Foreign Press em Nova Iorque, EUA. Foi empresária na Decomoda e consultora de imagem de várias empresas como a ANA, Metropolitano, Brisa e ADA (Aeroportos de Macau), entre outras. Em 2001, publicou o livro: Cartazes Publicitários da Empreza do Bolhão (1910-ˇ1950), Inapa, Lisboa. Em 2006 ilustrou o livro: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Templo da Força Aérea,Benfica,(século XVII) Edição da Força Aérea Portuguesa, Lisboa. Em 2009 publicou o livro: Ilustraç.o em Portugal I(1910-1940) Edições IADE, Lisboa. Em 1992, ganhou o prémio de design de moda para as empresas: BRISA, Auto-Estradas de Portugal S.A. e Aeroporto de Lisboa- ANA, Aeroportos e Navegação Aérea E.P. Em 1994 obteve o prémio de design de moda da empresa: O Metro de Lisboa-METROPOLITANO, S.A. Em 1997obteve o prémio para o design de moda da empresa: Aeroporto de Lisboa- ANA, Aeroportos e Navegação Aérea E.P. Em 1998 obteve o prémio DESIGN do IADE/School of Design, Lisboa, Portugal. Em 2000, ganhou o Prémio Design de Moda do Aeroporto de Macau - ADA, Aeroportos e Navegação Aérea de Macau, China. Em 2014 obteve o Prémio de Ensino e Investigação doIADE-Universidade, Lisboa. Actualmente é curadora da Colecção de Cartazes Publicitários, Empreza do Bolhão, Porto. Através da qual realizou uma exposição em Janeiro de 2018 na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
Saber maisVogal da Assembleia Geral
William Cantú tem um Doutoramento em Estudos de Cultura | Estudos de Tendências, da Universidade de Lisboa, possui um Mestrado em Design e Cultura Visual e um BA em Design do IADE. Principais áreas de investigação: Estudos de Tendências, Mediação Cultural, Design Estratégico, Consumo, Branding, Design Cultural, Gestão Cultural, Produção Cultural, Semiótica, Comunicação Visual, Teoria da Moda, Cultura Visual.
Saber maisAssociado Fundador
Doutorado Cum Laude em Ciências Empresariais (Marketing) pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid, possui um mestrado em Comunicação Educativa Multimédia e licenciaturas em Sociologia (ISCTE / IUL) e Gestão de Empresas (HTC da Universidade de Londres). Professor e investigador na Universidade Europeia, Unidcom_Iade em Lisboa, Portugal; e na FHV-Vorarlberg University of Applied Sciences em Dornbirn, Áustria, em Gestão do Conhecimento, Pesquisa de Mercado e Psicossociologia é co-autor de The MATSKI Sequence for Knowledge and Innovation, um modelo experimental para a gestão da melhoria contínua e inovação organizacional. É titular do 1º prémio do Concurso Nacional de Inovação (Siemens) em 2006; do Concurso de Inovação (DNA Cascais) em 2008 e do Concurso de País Ibérico da Logica Consultants em 2011. Foi supervisor de duas teses de mestrado, vencedores do 1º prémio do Concurso de Teses de Mestrado do Instituto Europeu de Educação em Comunicação Comercial / EACA, em 2017 e 2018.
Saber maisAssociado Honorário
Natural de casal de Cinza, Distrito da Guarda, onde nasceu em 1947, é licenciado em Física, pela Universidade de Lisboa, em 1969 e doutorou-se em Engenharia Electrotécnica na Universidade de Liverpool em 1974. Realizou provas para Investigador Coordenador do LNETI - Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, em 1984, e foi convidado para Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico em 1985. De 1995 a 2005 foi Professor Catedrático e Director da Faculdade de Ciências de Engenharia da Universidade Independente; De 1996 a 2005 foi Pró-Reitor para a Investigação da Universidade Independente e, em 2000, Coordenador da Área Científica das Tecnologias da Escola Superior de Design do IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing. Foi Director do Instituto de Electromecânica e das Tecnologias da Informação do LNETI de 1985 a 1997, Director do Consórcio SATCART para a detecção remota a partir de satélites, de 1988 a 1995, Chefe do Consórcio PoSAT, que construiu e lançou o primeiro satélite português, em 26 de Setembro de 1993. É Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Física, Sócio efectivo da Sociedade de Geografia de Lisboa, Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Membro da AFCEA – Armed Forces Communications and Electronics Association (E.U.A.), Membro Honorário da Associação Portuguesa de Optometristas, Membro da Academia das Ciências de Nova Iorque, Membro da Associação Americana para o Desenvolvimento da Ciência, Membro da Academia de Astronáutica da Federação Russa, Membro efectivo da Academia de Marinha (Portugal), Membro da Academia de Ciência Política (N.Y.) e Membro da Academia Internacional de Astronáutica. O Doutor Carvalho Rodrigues tem dado um enorme contributo à Universidade da Beira Interior. Membro, desde 1978 e sucessivamente, dos Conselhos Científicos do Instituto Politécnico da Covilhã, do Instituto Universitário da Beira Interior e da Universidade da Beira Interior, desempenhou um papel preponderante na história da Instituição, tendo contribuído decisivamente, com a sua disponibilidade, o seu saber e qualidades humanas, para aquilo que hoje ela representa, sob o ponto de vista científico e académico. Além da orientação científica de numerosos projectos de investigação, aqui leccionou disciplinas de Física, mais concretamente de Óptica, sendo de referir que, presentemente, presta colaboração regular ao Departamento de Física da UBI. No domínio da Investigação, o Prof. Doutor Carvalho Rodrigues é detentor de seis patentes e desenvolveu diversos protótipos, alguns já exportados.
Saber maisAssociado Honorário
Trabalha em arte e design no Ensino Superior desde 1995. Deu aulas em universidades na Austrália, Inglaterra, Emiratos Árabes Unidos e nos últimos anos em Chipre, e tem licenciados que ganharam vários prémios profissionais (Royal Television Society), e que se distinguiram profissionalmente. Durante este tempo foi Examinador Externo (EE) na Universidade de East London e Liverpool John Moores University. É um EE convidado para a Universidade do Oeste da Escócia devido à sua especialização em desenvolvimento curricular e controlo de qualidade, tendo-se dedicado extensivamente a esta área durante mais de vinte anos. As suas áreas de interesse abrangem a investigação educacional, a aprendizagem tecnológica em arte e design, educação em design e design para a mudança social e empreendedorismo social. Desde 2017, ele fornece a única unidade interdisciplinar e interdepartamental (Introdução ao Design Social, Inovação, e Empreendedorismo Social) na Universidade de Tecnologia de Chipre, onde grupos de estudantes trabalham em colaboração para enfrentar os desafios sociais ao seu nível local. Juntamente com um pequeno grupo de bons amigos dirigem o 'Art+Design: elearning lab' trabalhando em projectos de investigação financiados nas áreas de multiliteracia, desenvolvimento curricular para o Terceiro Sector, e Empreendedorismo Cultural e Artístico para mulheres marginalizadas.
Saber maisO 'Art + Design: elearning lab - design para a mudança social' prossegue uma variedade de actividades educacionais e de investigação, bem como intervenções práticas de orientação social em apoio ao design para a mudança social e inovação, empreendedorismo social, educação para o design e aprendizagem tecnológica. Somos um grupo de indivíduos amigáveis com competências e interesses diversos e complementares, e trabalhamos como um colectivo. O pensamento do design, o design baseado em provas, a etnografia, a fenomenografia, a teoria fundamentada e a investigação da acção informam as nossas estratégias.
Saber maisCreative Nature Hub:
Rua de Monte d'Além Freguesia do Mosteiro
Concelho de Oleiros, Distrito Castelo Branco
6160-262 Mosteiro OLR
Endereço de email
hello@creative-nature-hub.com